sexta-feira, 11 de maio de 2012

Texto reflexivo: O professor no Ensino Superior

          O profissional professor está sempre em formação, uma vez que, encontra-se no processo de socialização, o qual compreende o docente com identidade construída dos elementos de natureza biográfica e da formação e relações com saberes e experiências da docência. O professor universitário é um professor pesquisador com o papel de ensinar e investigar, o que é um desafio, pois devem realizar um processo de ensino, onde a pesquisa é componente estruturante.
A educação tem papel fundamental na formação do homem e nessa preparação, os sonhos do ser humano devem encontrar harmonia ao convívio com os seus educadores preparando esse homem para um compromisso social. Deste modo, o professor se produz através das relações com o mundo físico e social, pelas experiências individuais e coletivas com o mundo a sua volta. E nesse processo, o professor se desenvolve e se reconhece como profissional, e ao mesmo tempo, que se torna um diferencial por ser um profissional é semelhante a um grupo – os docentes.
Como a identidade dos docentes do ensino superior parte da consideração do ensino e da pesquisa, um professor de sucesso na universidade deve está pautado na desenvoltura das produções científicas partindo das atividades de pesquisa e em um bom desenvolvimento pedagógico. Mas, devido ás diferenças nas atividades de pesquisar e ensinar é difícil ter um profissional como excepcional pesquisador e excelente docente. Desta forma, com a crescente busca de inovação tecnológica, as pesquisas se tornam prioritárias e para um professor ser renomado este deve apresentar boas e inúmeras produções no meio científico. Adicionalmente, há uma exigência de docentes com cursos de especialização, de mestrado e de doutorado, e uma vez que os objetivos da pós-graduação são pesquisar e produzir conhecimentos, os docentes desenvolvem e sistematizam habilidades ao método de pesquisa, deixando a desejar muitas vezes no desempenho pedagógico.
Como já mencionado, o profissional docente sempre está em processo de formação, uma vez que, esta se compõe como inicial e continuada, a formação se configura de caráter processual e dinâmico com desenvolvimento profissional e pessoal. Assim, o docente deve desenvolver o conhecimento em sua área, trabalhar a relação afetiva e emocional, administrar os conhecimentos e experiências praticando suas habilidades e ter uma aprendizagem de atitudes e valores. Essa formação dá suporte ao professor para exercer competências atribuídas à atividade docente no ensino superior. Mas ainda assim, o trabalho docente requer do profissional, saberes, para possibilitá-lo a tomar decisões no cotidiano do seu trabalho. Saberes estes referentes ao universo da profissão docente, da prática educativa, da disciplina de conhecimento específico e da experiência na prática de docência. Esses saberes são incorporados durante a formação curricular e prática pessoal e profissional.
Assim, de acordo com o exposto, nota-se que o professor no ensino superior é recoberto de grandes responsabilidades, com atividades inerentes ao ensino e pesquisa, e não bastante, o professor deve está apto a tarefas de extensão e gestão, uma vez que a universidade deve transpor suas atividades em benefício à sociedade.



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